PAULA BISCARO - PSICÓLOGA E COACH
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL e PROFISSIONAL
Apresentação
Psicoterapia
Coaching
Outros Serviços
DEPOIMENTOS
A PROFISSIONAL
CONTATO

A escolha não é um momento estático no desenvolvimento de uma pessoa. Ao contrário, é um comportamento que se inclui num processo contínuo. Uma boa escolha depende de identificações não distorcidas, através da análise de valores e atitudes, habilidades e preferências, missão, e de um confronto entre a fantasia e a realidade.

A carreira é uma complementação do ser. Portanto, para que uma pessoa se decida, é essencial que faça uma reflexão de sua vida: como interage nos vários grupos que participa (famíliar, social, trabalho, religioso, etc). Isto ajuda a entender como "tem sido”, quais suas características pessoais, para então pensar quem pretende ser, e o que precisa desenvolver para chegar onde quer.

Escolher uma profissão significa fazer um projeto de futuro. A escolha profissional faz parte do projeto de vida de uma pessoa. E mais do que descobrir sua vocação, é a hora de refletir e pesquisar.

EXISTE DIFERENÇA ENTRE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL?
Normalmente, utilizamos o termo "Orientação Vocacional" para os adolescentes que vão ingressar na universidade/faculdade, e que estão indecisos sobre qual curso escolher.
E támbém para aqueles que iniciam vários cursos, mas parecem não se adaptar ou não gostar de nenhum.
Então a função da O.V., é auxiliar estes jovens a reconhecerem quais suas verdadeiras aptidões/habilidades, através do auto-conhecimento, porporcionado por questionamentos do psicólogo, reflexões, e testes.

Já o termo "Orientação Profissional", cabe mais à jovens-adultos, que normalmente já começaram a trabalhar, mas estão descontentes com seu serviço ou profissão, e também para pessoas de meia idade que pretendem mudar de carreira, ou desenvolver-se mais na mesma profissão.
Serve também, àqueles que tem dúvidas se estão na área ou profissão "certa".
E até mesmos às pessoas que tem a oportunidade de fazer uma faculdade com idade mais avançada.
Assim, a função da O.P., é auxiliar este tipo de público, a refletir sobre sua profissão atual, sobre seus valores, e sobre o que quer para si no futuro.

COMO É O PROCESSO?
Através da anamnese (coleta de dados), questionários e testes específicos é possível verificar características pessoais, desejos, interesses, aptidões, identificações, influências familiares ou de amigos, e imagem que se tem em relação ao trabalho.
O autoconhecimento é parte integrante do processo de escolha. Este conhecimento de si, se dá através da reflexão. E a O.V. ou O.P., proporciona isto: parar para pensar como se tem vivido nos vários grupos que participa (família, grupo de amizade, de lazer, de esporte, religioso etc), e então, ajuda a entender como "se tem sido", quais são "nossos" valores, habilidades e características pessoais.
Desta forma, fica mais fácil saber quem se pretende ser. Descobrir se quer mudar algo ou desenvolver aspectos que ainda não foram trabalhados.

No útlimo encontro, eu entrego um relatório para a pessoa, com todo o resultado do processo: principais informações, resultado dos testes, e conclusão.

        Importante deixar claro que uma boa Orientação Vocacional ou Profissional,  NÃO definirá que a pessoa escolha a profissão "X". 
        O objetivo da O.V. ou O.P., é ajudar a pessoa se definir, pois com o processo, ela irá clarear suas idéias, prestará atenção em si mesma, reconhecerá melhor suas vontades e habilidades, para que então assuma a responsabilidade de escolher seu futuro profissional.

TEMPO DE DURAÇÃO DO PROCESSO: de 6 à 8 encontros, com duração de 1 hora.

Se você tiver outras dúvidas, ou sugestões, envie um e-mail para: paula@paulabiscaro.com.br


11001100111111111100000011111111110000001100000010000000100000001111000010000000100000001010000011110000100010001010000010001000

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL e PROFISSIONAL
LAUDO PRÉ-CIRÚRGICO

ApresentaçãoPsicoterapiaCoachingOutros ServiçosDEPOIMENTOSA PROFISSIONALCONTATO