PAULA BISCARO - PSICÓLOGA E COACH
LAUDO PRÉ-CIRÚRGICO
Apresentação
Psicoterapia
Coaching
Outros Serviços
DEPOIMENTOS
A PROFISSIONAL
CONTATO

Cirurgias definitivas exigem acompanhamento terapêutico, como a de redução de estômago e a de mudança de sexo, para que se possa elaborar o laudo psicológico.
Às vezes, até para fazer alguma cirurgia plástica, é necessário o laudo de um psicólogo.

Assim, o Conselho Federal de Medicina, baixou uma resolução que exige do médico a avaliação multidisciplinar do quadro clínico geral do paciente antes de realizar a operação.
E os psicólogos precisam acompanhar os pacientes e elaborar um laudo que ateste sua plena convicção de que deseja sofrer uma intervenção cirúrgica radical e, muitas vezes, permanente.

CIRURGIA BARIÁTRICA (Redução do Estômago)
O aumento da procura por cirurgias para redução de estômago, vem crescendo muito. Assim, técnicas novas sobre esta cirurgia também vem aumentando. Mas algo que parece ser tão corriqueiro, e mesmo que muitos médicos já dominem as técnicas, há riscos para os pacientes: é uma cirurgia muitas vezes de grande porte, ocorre drástica mudança na alimentação, e por isso, existe também o "risco psicológico", pois enfrentar a nova rotina e a nova imagem corporal podem não ser fáceis e causar novos problemas se a pessoa tiver muitos conflitos emocionais.
O acompanhamento terapêutico serve justamente para verificar se a pessoa está realmente preparada para vivenciar esta mudança.
Eu sempre digo aos pacientes que eles vão operar o estômago, e não a cabeça, por isto precisam refletir, e se auto-conhecer.

TEMPO DE DURAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO PSICOTERAPÊUTICO, PARA SE OBTER O LAUDO: Normalmente os médicos que fazem esta cirurgia já tem em sua equipe um psicólogo que fará o acompanhamento através de alguns encontros/sessões.
Caso contrário, a pessoa interessada em passar pela cirurgia vai precisar buscar um psicólogo que forneça o laudo.
Eu faço este trabalho, normalmente em 4 encontros.

TRANSGENITALIZAÇÃO (cirurgia de mudança de sexo)
Neste caso, os cuidados são até maiores.
Se a pessoa estiver movida pela expectativa de que a cirurgia vai realizar todos os seus sonhos, garantirá a felicidade e acabará com o preconceito, estará se iludindo, e não deverá submeter-se à cirurgia.
Qualquer desajuste emocional pode impedir a cirurgia.
A terapia neste caso é focada para melhorar a aceitação de sua identidade sexual, preparar e conscientizar o processo pré e pós-cirúrgico e para reorganização de sua sociabilidade, sexualidade, e de seu lado psíquico e profissional.
Os interessados por esta cirurgia, devem ser submetidos à avaliação de uma equipe multidisciplinar, mesmo que apresente um laudo psicológico. Suas condições psíquicas são reavaliadas pelo psicólogo da equipe.

TEMPO DE DURAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO PSICOTERAPÊUTICO, PARA SE OBTER O LAUDO: Aproximadamente 1 ano.

CIRURGIA PLÁSTICA
Laudo para este tipo de cirurgia é muito mais raro, mas dependendo da pessoa, ou do caso, o médico pode solicitar um laudo psicológico, pois a pessoa também sofrerá uma mudança em seu corpo.

TEMPO DE DURAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO PSICOTERAPÊUTICO, PARA SE OBTER O LAUDO: Normalmente 4 encontros.

OBJETIVOS DO LAUDO PARA ESTAS CIRURGIAS:
1. Avaliar se o indivíduo está saudável psiquicamente, para enfrentar as mudanças que vai vivenciar como resultado de sua escolha.
2. É necessário também para autorizar a operação pelos convênios, e em hospitais públicos.

Se você tiver outras dúvidas, ou sugestões, envie um e-mail para: paula@paulabiscaro.com.br


11001100111111111100000011111111110000001100000010000000100000001111000010000000100000001010000011110000100010001010000010001000

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL e PROFISSIONAL
LAUDO PRÉ-CIRÚRGICO

ApresentaçãoPsicoterapiaCoachingOutros ServiçosDEPOIMENTOSA PROFISSIONALCONTATO